segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Teatro Popular


Teatro Popular de Marechal Hermes
Afonso Eduardo Reidy, 1950.
Pequeno teatro popular, localizado em bairro pobre do Rio de Janeiro, obra importante do arquiteto carioca. A concepção plástico-estrutural alia-se a funcionalidade em que todos os elementos arquitetônicos estão em harmonia. Uma obra prima esquecida.

5 comentários:

  1. Um prédio espetacular. Uma preciosidade a ser preservada.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. espetacular?

    não acho pra tanto..

    fetiche da ruína moderna abandonada.

    sem sacanagem, o prédio tem suas qualidades, mas na minha singela opinião é bem modesto.

    manda mais material pra eu mudar de idéia. :)

    ResponderExcluir
  4. Digo espetacular pq acho muito interessante e original a solução do teatro em 2 volumes, do palco e da platéia, se intersecionando e unidos por uma cobertura em "asa de borboleta", dando unidade ao prédio. Tirando a beleza dos revestimentos e ainda a imagem de uma arquitetura da escola carioca que não necessáriamente é referenciada quase diretamente à arquitetura do Niemeyer ou do Lúcio Costa.
    O prédio é muito interessante.
    Me lembro vagamente de ter visto solução semelhante em outro projeto, daí teriamos que ver as datas pra conferir a originalidade da solução, mas mesmo assim o prédio é muito legal.

    ResponderExcluir
  5. com certeza é interessante a solução quanto à forma. tenho dúvidas quanto à utilização do palco pois a "caixa" parece se pequena.

    gostaria de ver imagens internas também.. certamente é um belo edifício.. mas pessoalmente não me emociona muito.. acho que falta algo.. não sei dizer.. não brilha muito pra mim.. é algo totalmente pessoal. acho simplório, resumindo. não vejo justificativa (programaticamente conscistente, como diz o comas) pro "butterfly", aliás como disse antes, acho que inclusive pode prejudicar o funcionamento do teatro, mas isso é algo que teria que ser verificado com analise mais acurada, fica a hipótese.

    ResponderExcluir