sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Então lá vai...













Pessoal, como estamos há um bom tempo sem postar nada vou tentar retomar o blogue com algo polêmico. Seguem alguns links de fatos do mundo da arquitetura que me chamaram a atenção. Não especificamente pela respectiva pertinência de tais acontecimentos, e sim pela patética situação que se encontra a arquitetura contemporânea..

http://www.archdaily.com/40755/the-berg-the-biggest-artificial-mountain-in-the-world/

http://www.archdaily.com/40470/taipei-pop-music-center-aedas/
(queria enviar esse, mas parece que o negócio é tão patético que retiraram do blogue!mas podemos ter uma idéia do negócio no link abaixo)
http://apt.jauderho.com/post/240738548/taipei-pop-music-center-aedas

e por último este..

http://www.archdaily.com/20783/taipei-performing-arts-center-proposal-by-francois-blanciak-architect/


Mas gostaria de problematizar um pouco..

Muitos são os que consideram a sede por novidades da mídia especializada um dos motivos da decadência da disciplina e do respeito pelo profissional arquiteto. Outros acreditam justamente o contrário...

a situação é paradoxal, como podemos ver no questionamento de Koolhaas:

"an ambiguous status of not being taken seriously, but having unlimited amounts of media attention"

A questão é: a facilidade de difundidir novos fatos através das novas mídias, sobretudo a internet e "blogues" que apresentam novidades diariamente, como Archdaily (o nome já diz tudo..) e Plataforma arquitetura, maximizam essa condição de esvaziamento de significado e relevância da arquitetura supostamente iniciado pela mídia impressa?

Acredito que estes blogues realmente estão sim fazendo um desserviço à arquitetura. Não digo isso pela qualidade dos exemplos escolhidos, mas sim pela forma que são apresentados, normalmente sem nenhuma crítica, puramente descritos em textos rasos e material gráfico superficial...

Já escrevi demais e creio que vocês não estão merecendo tanto.. compartilhem suas opiniões ou...

VAMOS FECHAR ESSA BIROSCA!!!

5 comentários:

  1. Vou começar meu comentário de trás pra frente.
    Em primeiro lugar que história é essa de já escrevi demais e que a gente não está merecendo? Este blog não visa somente a troca de informações entre os colaboradores, mas sim uma exposição das suas idéias para um publico em geral...Acho que todos tentam compartilhar algo que se torna relevante no campo da arquitetura no blog sempre que possível.
    Bom agora vamos ao que interessa!
    Acho que essa possibilidade de mídia rápida e sem custo (do tipo blog) necessariamente não cria as atrocidades arquitetônicas como à de uma montanha artificial (uma coisa meio recorrente na arquitetura, não é a primeira vez que eu vejo se projetar esse tipo de maluquice) ou transformar uma arte de empilhar pedras (que serve pra meditação e é geralmente efêmera) em arquitetura (uma coisa que era pra ser perene) mas possibilita que tenhamos acesso a essa profusão de projetos malucos. Eu digo projetos porque no meu entendimento na maioria dos casos isso se torna apenas um devaneio de um arquiteto megalomaníaco e não chegamos a ver estas “coisas” excetuadas.
    A pergunta que fica é será que a velocidade da informação e a necessidade de inovação constante vão acabar com a arquitetura? Acho que não, já passamos por tantas inovações tecnológicas... não vai ser essa que vai matar a arquitetura....

    ResponderExcluir
  2. O post é muito pertinente. Esse assunto vai além da internet. É a banalização da técnica. Hoje as ferramentas de representação e criação estão ao alcance do conhecimento de todos. A internet contribui com a auto educação sobre estas ferramentas. Depois blogs de cool hinting espalham a notícia. Não necessita mais detalhes

    Koolhaas está certo ao afirmar que se busca chamar a atenção. Todos querem seus 15 minutos de fama. A internet é um porta fácil para conseguir visibilidade e ofertas de trabalho.

    Um bom exemplo é o surfista de esgoto da semana passada. Talvez ele nunca teria feito isso, se não houvesse a possibilidade de espalhar o feito para o mundo todo via internet.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Pedro, nessa eu concordo contigo. Quem ia fazer uma bobagem como surfar no arroio diluvio se não pudesse mostrar! E por sinal a filmagem foi profissional e intencional, pra dizer que ele é um surfista que "adora, adoooora o perigo"!

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de coisa realmente presta um desserviço à arquitetura, concordo plenamente. Lamentáveis os exemplares que o João colocou. Aquele ultimo então, um absurdo!

    MAs fica a questão: será que não somos conservadores demais?

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. good question, sir.

    "eu não sei", mas é provavel que somos conservadores, sim.

    ResponderExcluir