quarta-feira, 15 de julho de 2009

Maravilhas da Arquitetura - La Tourette -arq. Le Corbusier

Primeiro da série "Maravilhas da Arquitetura".
Prédio sensacional!























4 comentários:

  1. tu ama esse edifício.

    E vejo isso como uma coisa positiva, afinal como o próprio Le Corbusier disse, "a arquitetura é para emocionar!". Ter admiração por obras como essa criam em nós parâmetros de excelência para o exercício da arquitetura da mesma forma que o conhecimento de tais edifícios podem nos tornar conscientes da dificuldade que é conceber uma arquitetura excepcional. Acho que este é um dos valores fundamentais da refência histórica.

    Parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir
  2. Este edifício com certeza é uma maravilha da arquitetura. O Unico ponto negativo, ou ao menos curioso deste prédio é que olhando a forma externa jamais eu imaginaria que é um convento(monastério)...
    Fico imaginando quando o "chefe" da ordem Domenicana aprovou a contrução deste prédio, esse é macho!

    Segue abaixo um texto interessante que eu encontrei na web:

    Convento de Saint-Marie-de-la-Tourette

    Convento dominicano construído entre 1953 e 1960, sob a direcção do arquitecto Le Corbusier, que constitui um paradigma da arquitectura moderna, fruto de um século que se voltou para o ateísmo. Situado em Éveux, nas imediações do campus universitário de Lyon, a escolha do lugar prendeu-se com a necessidade dos monges de paz para o estudo e para a oração. Le Corbusier opta por um espaço aberto, e não fechado como era tradicional na arquitectura monástica, substituindo o claustro por um átrio. Para tal, parte de um plano quase quadrado, que, ignorando os declives do solo, se impõe na paisagem. As celas dos monges ocupam três lados, voltados para a paisagem mais recatada, erguendo-se a igreja no lado norte. O ritmo das fachadas é dado pela fenestração e pelos pilares que sustentam o declive sudeste. Um exame cuidado da planta e dos volumes deste edifício revela a mestria com que Le Corbusier utiliza a luz. A cada função do espaço corresponde um tipo de intensidade luminosa, desde a cela ao refeitório. O convento foi uma forma de Le Corbusier aplicar as suas teorias da auto-suficiência, também exemplificadas na Cidade Radiosa ("Unidade de Habitação" de Marselha).




    Como referenciar este artigo:
    Convento de Saint-Marie-de-la-Tourette. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-07-17].
    Disponível na www.infopedia.pt/$convento-de-saint-marie-de-la-tourette>.

    ResponderExcluir
  3. Discordo do amigo Melchiors. Penso que o resgate do Claustro e a torre sineira já bastam para a comunicação.

    ResponderExcluir
  4. Só pra lembrar que caráter não é algo imutável, apesar de eu achar que aqui ele está presente, mesmo q de uma forma menos direta.

    ResponderExcluir