sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma oca moderninha!

Edifício-sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN)


Sinceramente, eu achei que essa oca moderninha “não dá”. Está certo que é sede de uma organização indígena, mas não precisava ser tão literal assim a transposição de idéia de oca, bom nem sei se precisava parecer com uma oca, o que eu sei é que o resultado foi pra mim um quiosque entre dois paredões brancos pra ficar moderninho...
Na minha opinião “rever conceito”.

Projeto: Escritório Brasil Arquitetura. (Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz)
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/brasil-arquitetura-foirn---20-05-2009.html

13 comentários:

  1. Vejam que interessante:

    Os arquitetos fizeram o projeto básico em 2003 e não tiveram mais notícias da construção. Só souberam da execução no ano passado, quando viram na imprensa fotos do espaço durante a visita do presidente Lula, que inaugurou o prédio. Por falta do projeto executivo e do acompanhamento da obra, é evidente que a proposta sofreu algumas distorções, mas o partido arquitetônico foi preservado. Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz retomaram o contato com a federação e auxiliaram na montagem da exposição de peças indígenas que ilustram algumas das fotos.

    Como pra mim o conceito era "D-rever partido" não muda nada, ainda mais que os arquitetos foram coniventes e até ajudaram a montar a exposição....

    ResponderExcluir
  2. Essa simetria "paladiana", me fez lembrar as antigas cadetrais renascentistas.

    ResponderExcluir
  3. To esperando o comentário do Belo!

    ResponderExcluir
  4. não, eu não gostei. eu curti pacas! esses dois volumes laterais estão muito bem arranjados nessa composição. incrível mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Me parece que não estamos tendo muita sorte com edificações relacionadas aos povos indígenas. Não sei se lembram, mas na frente do Memorial JK em Brasília tem uma obra do Niemeyer que também não é lá dessas coisas... Quanto a esta que o amigo Melchiors nos apresenta, nem mesmo os mais intelectualizados poderiam sustentar através de retórica.

    Interessante a "articulação" da parede branca com a rusticidade do sapê, bem como a beleza do letreiro e a caranda marcando a entrada.

    AGORA CHEGA!!!

    ResponderExcluir