segunda-feira, 23 de março de 2009

Nova Ponte do Guaíba


Está em tramitação na Assembléia a possível aprovação de um projeto para nova do Guaíba. Estudo elaborado pela Concepa, a concessionária da BR-290. Quanto sua qualidade arquitetônica, fico com minhas dúvidas, apesar de ser, ainda, simplesmente uma maquete. Conto com a colaboarção dos amigos para um discussão.

Mais informações:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2386832.xml

9 comentários:

  1. Seria a nova Golden Gate? Um dos catões postais de Porto Alegre deixaria de existir.

    ResponderExcluir
  2. A concepa vai determinar a arquitetura de uma marco importante da cidade sem discussão nenhuma? Quem é o arquiteto que projetou? Não parece meio manjada a solução? Eu imagino o que lucra essa empresa com essa concessão a ponto de construir uma ponte somente para prorrogar o contrato. Se isso não é lucro abusivo eu não sei mais o que possa ser.

    ResponderExcluir
  3. E é cara, 250 milhões. Parece que o Iberê foi 40...

    ResponderExcluir
  4. é uma grana razoavel... so nao entendi a comparacao com o ibere..

    tinham que chamar o calatrava pra fazer um "marco". UI.

    ResponderExcluir
  5. Acho importante a ponte ser um "marco", tanto pela sua situação de uma das entradas da cidade, e tb pq a existente hj possui essa característica, trazendo uma força em sua imagem um tanto Déco.

    ResponderExcluir
  6. O que não quer dizer que eu ache que tem que ser "alá" Calatrava.

    ResponderExcluir
  7. Digo que em comparação ao Iberê, uma obra muito decente foi mais barata que essa coisa aí. Claro que não se compara, mas....

    Concordo com o Marcos, mas talvez o tempo tenha deixado a nossa ponte com essa importância, não seu "valor" arquitetônico.

    ResponderExcluir
  8. com certeza. Muito mais valor historico do que arquitetonico. apesar de eu nao conhecer uma ponte elevadiça como a de porto alegre...

    quanto ao valor pode escrever que vai sair mais.. tem que molhar o bolso de uma classe que anda por aí nos sugando..

    ResponderExcluir
  9. Fora a questão arquitetonica, que eu acho grave por não haver concurso para um projeto deste porte, e não é a primeira vez que eu vejo isso ocorrer, o projeto simplesmente brota da admisistração pubblica... tem a questão do que vem em troca dessa "bela" ponte!
    "Em troca, a Concepa teria a concessão renovada por mais 15 ou 20 anos, mas não haveria aumento nas tarifas nem construção de novas praças de pedágio. A atual contrato de concessão vai até 2017.
    "

    ResponderExcluir