terça-feira, 3 de março de 2009

CURTO E GROSSO - 01

William Curtis : Quais são seus sentimento a respeito da arquitetura recente? Existem edificios que tenham capturado sua imaginação?

Álvaro Siza: Faz pouco que um crítico me fez essa mesma pergunta, e se surprendeu quando lhe respondi que gosto do Museu Guggenhein de Bilbao de Frank Gehry e um projeto recente de Eduardo Souto de Moura - a reabilitação como hotel do monasterio de Santa Maria de Bouro -. Me ocorreu perguntar ao crítico em questão: "Gostas da arquitetura românica? E se gosta, quer então dizer que te desgosta da arquitetura barroca?" Olhar o Guggenheim de Gehry resulta em mim um estimulo poderoso. A principio parece um formalismo gratuíto, mas uma vez que está dentro, já não parece. Alguns falam do "perigo" que supõe este edificio para os estudantes! Mas como pode um edificio tão bom ser um perigo em uma investigação que deve permanecer aberta?

Extraído da entrevista publicada na El Croquis n. 95

5 comentários:

  1. Interessante a visão de Siza. Mas sabe como é, esses figurões gostam de podem ser polêmicos... Não conheço a obra, acho que o amigo Ollag poderia escrever sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. hmm..
    o 'post' foi publicado sem a intenção de chamar atenção para o edifício e, sim pela crítica a posição maniqueístas e/ou ideológica que muitas pessoas tem da arquitetura..

    de qualquer forma podes olhar o Guggenheim Bilbao na El Croquis 74/75
    dedicada a parte da obra de Frank Gehry..

    ResponderExcluir
  3. Eu compreendi, mas ele usa esse exemplo emblemático.

    ResponderExcluir