sábado, 13 de setembro de 2008

O Insulto

É entristecedor que minha primeira postagem tenha que ser esta, mas ontem à noite eu fui insultado mais uma vez. Os agressores são conhecidos. Tem aparecido com freqüência na TV. São os mesmos que tem insultado a toda a população durante anos, e Deus sabe lá até quando.
Fui ao debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS). Procurava inteirar-me sobre as propostas dos candidatos acerca da cidade.
Não grande foi minha surpresa após o término do debate constatar que nenhuma das candidaturas tem preparo para emitir parca opinião sobre o assunto. Foi um show de propostas vagas e opiniões vazias sobre a cidade que pretendem governar. Muito hábeis na arte de falar sem dizer nada, expressaram todo o despreparo e desinteresse das candidaturas em relação ao palco das políticas de desenvolvimento do município, afinal, a infra-estrutura básica da saúde, educação, administração, etc..., dependem dos espaços providos para tanto pela cidade.
É óbvio que esta falta de interesse não é admitida pelos concorrentes, mas a prova dela é que todos os candidatos confirmaram presença. Onyx e Marchezan não apareceram. Fogaça, Luciana Genro, Manuela e Maria do Rosário mandaram seus vices. Vera Guasso compareceu, mas como muitos, saiu antes do fim.
Esta postura diante de nossa classe e dos problemas da nossa cidade demonstra a importância que essas candidaturas dão a cidade. Mas isto é sintomático de uma sociedade que desvaloriza a arquitetura e o urbanismo a ponto de torná-lo artigo de luxo. Mostrou-se mais uma vez porque nossa cidade é um caos que nem de perto preocupa os postulantes à prefeitura.
Aqui vai uma dica. Acho que valeria a pena gastar menos em propaganda e assessorar-se de profissionais que entendam do assunto e se afinem com o discurso, muitas vezes nebuloso, de cada partido. O problema é que isso não é uma preocupação. As alianças e articulações políticas são mais importantes do que os problemas físicos da cidade.
Cabe aqui criticar os colegas também. A platéia foi pífia. Como cobrar algo se nem mesmo nós que deveríamos ser os defensores da cidade e da arquitetura nos interessamos pelo que pensam os candidatos? Seremos todos conhecedores da precariedade da visão dos mesmos por isso não estamos dispostos de perder nosso tempo? Sinto-me melhor pensando que esta é a razão da precária participação.
Acho que caberia por parte da direção do IAB alguma nota endereçada a todas as candidaturas manifestando o descontentamento em relação ao que assistimos ontem, pois como entidade de classe tem o dever de zelar pelo interesse dos arquitetos. Deveria exigir propostas mais concretas para a solução dos problemas da arquitetura da cidade.

Confesso que depois deste insulto não vou votar em ninguém, e aconselho a todos o mesmo. Já que jogaram cocô em mim, junto a bosta do chão e jogo de volta.
TOOOOMA!!!!!!!

Um comentário:

  1. Confesso que depois deste insulto não vou votar em ninguém, e aconselho a todos o mesmo. Já que jogaram cocô em mim, junto a bosta do chão e jogo de volta.
    TOOOOMA!!!!!!!

    conclusão de gënio!

    ResponderExcluir