segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Respeito ao tombamento histórico X Engessamento do centro

Empresário afirma que castelinho não conserva mais características originais


Detalhe de como ficaria o Centro com proteção de 200 metros dos entornos


Na minha breve passagem por Santa Cruz do Sul, me deparei no jornal local a “Gazeta do Sul” com um velho impasse, uma construtora querendo fazer “melhoramentos” na cidade versus a integridade de um prédio em processo de tombamento. Gostaria de citar algumas coisas que não estão presentes na versão on-line do jornal. O engenheiro civil Astor Grüner, da incorporadora interessada na construção do prédio de 40m de altura de alto nível com um apartamento por andar, em palavras do eng. não causaria grande impacto no transito de veículos local por ter poucos moradores. Outro fator não citado é que a construção com pretensões de tombamento foi muito modificada nos últimos anos, e teve seu pedido de tombamento por conta dos proprietários que utilizam atualmente o imóvel como escola de idiomas.

Quanto ao estudo do engenheiro civil Astor Grüner (da incorporadora) defendendo seu ponto de vista, leva em conta todos os imóveis possíveis de tombamento, que ainda não foram avaliados...

Deixo a cargo dos amigos blogueiros dar suas opiniões, o que vale mais a pena afinal? Continuar dando vida ao centro da cidade com novas construções e atrair a população para morar no centro da cidade ou preservar os prédios históricos e desenvolver outras táticas de ocupação do centro?

http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=125439&intIdEdicao=1971

http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=125440&intIdEdicao=1971

2 comentários:

  1. Aconteceram muitos problemas nessa postagem, por isso não reparem na falta de separação de paragrafos...foi o que deu pra fazer no final...

    ResponderExcluir
  2. Essa discussão é complexa. Teríamos q ter mais informações sobre o caso em particular. E é analisando caso a caso que se pode tomar as melhores decisões em problemas semelhantes.

    ResponderExcluir